Já é inscrito? Acesse sua área restrita:

Artigos


Datas Importantes - Atenção: revisadas!

  1. Recebimento de resumos: até 05/04/2017
  2. Aceitação de resumos: 15/05/2017
  3. Envio do trabalho completo: 31/07/2017
  4. Aceitação do trabalho completo: 28/08/2017
  5. Correções e envio do trabalho final: 31/08/2017
  6. Aceitação final do trabalho: 11/09/2017
  7. Classificação final na programação: 20/09/2017
  8. Envio do arquivo do e-pôster: 05/10/2017
  9. Envio do link do vídeo para desafio: 05/10/2017



Submissão de Resumos


Eixos temáticos

» Caracterização Geológico-Geotécnica e Diagnóstico de Movimentos de Massa
» Gestão de Riscos de Escorregamentos em Obras Lineares e Urbanas
» Investigações Geológico-Geotécnicas de Campo e Laboratório
» Projetos de Estabilização e Contenção
» Casos de obra, Novas Tecnologias e Abordagens
» Instrumentação e Monitoramento
» Normas, Procedimentos e Legislação

 

A submissão será realizada em duas etapas: 1ª etapa: envio dos resumos para avaliação da Comissão Científica; 2ª etapa: após aprovação, envio dos artigos para publicação nos anais. 

 

Público alvo: Profissionais e acadêmicos das áreas de mecânica dos solos e mecânica das rochas, cujo tema de pesquisa e atuação se enquadre em algum dos tópicos estabelecidos na temática dos eventos.

 

O período de submissão de resumos se inicia em 30/11/2016 e termina em 05/04/2017. Deverá ser realizado através de sua área restrita no site do evento. Para isso, o autor interessado deverá preencher ficha de inscrição e cadastrar seu login e senha. Ao acessar o site, todos os dados de submissão devem ser preenchidos / selecionados, quais sejam:

 

  • Tema do trabalho
  • Título do trabalho
  • Resumo (entre 2400 e 4000 caracteres com espaços)
  • Autores (mínimo 1 e máximo 10)
  • Palavras chave (mínimo 3 e máximo 6)

 

Espera-se que o resumo contenha de forma muito clara a justificativa/motivação do trabalho, metodologia adotada na pesquisa e resultados, mesmo que preliminares. Serão considerados apenas resumos escritos em português.




Submissão de Artigo

 

Os autores que obtiverem aprovação de seus resumos deverão elaborar seu artigo completo para publicação em formato PDF e enviar através de sua área restrita até dia 16 de julho de 2017, seguindo o modelo disponível nesta página, que contém as regras de formatação dos trabalhos.

Faça o download do modelo aqui DOC.


Modalidades de Apresentação

 

Oral em plenária

Após a apresentação das aberturas das sessões técnicas, ocorrerá a apresentação oral, em plenária (de no máximo 10 min) de artigos selecionados.
As regras da sessão oral em plenária serão encaminhados por email aos autores contemplados.
                                                                                                 

e-Pôster com apresentação oral

Apresentações de trabalhos selecionados na modalidade de pôster eletrônico (e-pôster) e sessão oral serão realizadas em local e horário específico. Nestas sessões os autores serão convidados a realizar apresentações de no máximo 5 minutos com mediadores e espaço para perguntas.
As regras da sessão e-pôster com apresentação oral serão encaminhados por email aos autores contemplados.


Somente e-Pôster

Nesta modalidade os artigos selecionados estarão disponíveis para visualização em totens eletrônicos durante todo o evento.
Trabalhos selecionados para a apresentação na modalidade de pôster eletrônico (e-pôster) deverão ser preparados segundo instruções disponibilizadas pela comissão científica.


 Observações:

  • Os autores selecionados para apresentação nas categorias oral em plenária, e e-pôster com apresentação oral devem ficar atentos as instruções atualizadas no site e aos e-mails da secretaria do evento.
  • Todos os autores com trabalhos selecionados estão convidados a apresentar seus trabalhos no formato de pôster eletrônico (e-pôster).  A apresentação do trabalho no formato de pôster eletrônico o permitirá concorrer no e-pôster Challange (Desafio de Pôsteres). Aguarde informações!




Instruções Apresentação

Os Artigos selecionados para apresentação oral deverão seguir o modelo de apresentação disponibilizado.

Faça o download do modelo aqui PPT.

Pedimos a atenção dos apresentadores às recomendações sobre a exposição dos trabalhos, contidas no modelo utilizado. Dentre elas, destacamos:

 

  • Utilizar os modelos disponibilizados para preparar sua apresentação;
  • Criar uma apresentação simples, sem sobrecarga de informações;
  • Dimensionar a apresentação conforme o tempo disponível;
  • As apresentações orais devem ser entregues e testadas no media desk no turno anterior ao da sua apresentação;
  • A comissão organizadora solicita que as apresentações não tenham nenhuma orientação comercial.




Pôster e desafio

 

E-pôster


Todos os autores com trabalhos selecionados estão convidados a apresentar o seu trabalho em formato de pôster eletrônico – e-pôster. 

Faça download do modelo de e-poster

  • Autores selecionados para apresentação nas modalidades e-Pôster com apresentação oral, e somente e-pôster devem automaticamente apresentar um e-pôster para validar sua participação na modalidade.
  • No formato e-pôster, os trabalhos estarão disponíveis digitalmente em totens, distribuídos no espaço do congresso e no aplicativo do evento. 
  • Se o seu trabalho foi selecionado para apresentação na modalidade e-Pôster com apresentação oral, será reservado um horário para as apresentações orais. Nestas sessões, junto aos totens digitais, os autores serão convidados a realizar apresentações de no máximo 5 minutos com mediadores e espaço para perguntas. 
  • Autores selecionados para apresentação na modalidade oral em plenária podem confeccionar um e-pôster. Nesta modalidade, os e-pôsteres confeccionados serão somente disponibilizados no aplicativo do evento.

 

Regras para Formatação do E-pôster

É de inteira responsabilidade dos autores o envio do arquivo do e-pôster na íntegra para o e-mail: secretaria@cobrae2017.com.br até dia 25 de setembro de 2017.
A ferramenta de exibição dos trabalhos exige alguns cuidados por parte dos autores no momento da elaboração da apresentação visual do e-pôster. Recomenda-se observar alguns detalhes técnicos informados no corpo deste documento, com objetivo de valorizar o trabalho, sem intenção de interferir na criatividade dos autores.

  • Formato - O e-pôster deverá ser elaborado em Power Point e salvo no formato PDF para envio à organização do evento. Use o modelo disponibilizado pela secretaria;
  • Tamanho - Seu e-pôster deve ser organizado em no máximo três (3) slides, no layout retrato. O arquivo final não deve exceder 3000 Bites (3MB);
  • Título - O título do e-pôster deve ser idêntico ao do artigo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula;
  • Fontes – use fontes em tamanhos compatíveis. Indicamos Calibri 50 para o corpo do texto, títulos Calibri 60; Uso de itálico é destinado somente para indicar termos em outros idiomas;
  • Estrutura indicada:
  • Introdução e Objetivos;
  • Metodologia;
  • Resultados e Discussão;
  • Conclusões;
  • Referências;

 


E-pôster Challenge - O desafio de Pôsteres eletrônicos!


Buscando inovar as apresentações de artigos, a VII COBRAE 2017 lança o e-pôster Challenge, um desafio de artigos. O e-pôster Challenge visa premiar artigos apresentados na conferência, através de um sistema de atribuição de notas.
Para participar do e-pôster Challenge, os autores devem ter (i) sido selecionados para apresentar seus trabalhos em qualquer uma das seguintes modalidades de apresentação: oral em plenária, e-pôster com apresentação oral e somente e-pôster, (ii) confeccionado um e-pôster e (iii) elaborado um vídeo curto.
 O vídeo elaborado deve seguir as regras especificadas abaixo e deve ser disponibilizado na página do youtube (em modo público), seguido do envio do link para acesso para a secretaria do evento.  A participação no desafio só será validada após o envio do e-pôster e do link para acesso do vídeo.
O material enviado para a participação no e-pôster Challenge (e-pôster + vídeo curto) estará disponibilizado na aba de autores, no aplicativo do evento. Será somente pelo aplicativo do evento que todos participantes da conferência poderão atribuir uma nota ao trabalho apresentado (e-pôster + vídeo curto). Os artigos, independentemente de seu eixo temático, que ao final da conferência possuírem as maiores notas serão premiados dentro de duas áreas:

Área 1
– dentro da área 1 se encontram todos os trabalhos que foram selecionados para apresentação nas modalidades e-pôster com apresentação oral e somente e-pôster. Lembrando que obrigatoriamente o trabalho deve conter o e-pôster + vídeo curto. Serão premiados o trabalho de maior nota, o de segunda maior nota, e o de terceira maior nota.  
Área 2 – dentro da área 2 se encontram todos os trabalhos que foram selecionados para apresentação na modalidade oral em plenária. Nesta modalidade de apresentação, os autores poderão participar do desafio, desde que, dentro dos prazos, enviem a secretaria o e-pôster e link para acesso do vídeo curto. Nesta área será premiado o trabalho de maior nota.


Regras para o vídeo curto
Para validar sua participação no e-pôster Challenge os autores necessariamente devem enviar o link para acesso do vídeo curto à secretaria do evento até dia 05 de outubro de 2017 (secretaria@cobrae2017.com.br), sendo o vídeo disponibilizado na página do youtube (em modo público). Neste vídeo curto, os autores são convidados a apresentar brevemente seu trabalho, e ou o local onde este foi realizado ou executado. Serão aceitos vídeos gravados*, animações**, ou a composição dos anteriores. 
*vídeos gravados – captura de imagem e som em câmara digital
**animações – vídeos montados com o uso de ferramentas digitais
Depois de recebidos os links, os vídeos serão organizados em um canal específico para o evento COBRAE.
Para edição/gravação do vídeo os autores devem observar as seguintes instruções:

  • Título – O título do trabalho, idêntico ao do artigo, e do e-pôster, deve ser apresentado no vídeo. Sugestões: faça uma gravação iniciando com: “o trabalho Título do Trabalho foi realizado na universidade...”, ou, insira legendas.
  • Duração – O vídeo final deverá ter duração máxima de 1 minuto.
  • Formato – Serão aceitos os formatos: .MOV .MPEG4 .MP4 .AVI .WMV .MPEGPS .FLV .3GPP. WebM. Formatos suportados pelo canal de vídeos youtube.
  • Conteúdo – O vídeo curto pode ser elaborado contendo ao menos um dos seguintes tópicos:
    • apresentação breve do trabalho;
    • descrição do local onde este foi realizado ou executado;
    • apresentação do grupo de pesquisa;
    • apresentação do problema de pesquisa.
      Sejam criativos!
  • Conteúdo impróprio – Vídeos com conteúdo impróprio serão desclassificados pela comissão avaliadora. Para tanto, evite utilizar linguagem imprópria, conteúdo adulto, entre outros. Lembre-se, seu vídeo será um cartão de visitas dos autores e do trabalho realizado.